Principais dúvidas sobre o disco de freio
Os discos de freio estão no topo da lista quando falamos de segurança; portanto, devem estar sempre em boas condições. Aqui no Brasil, eles estão geralmente localizados nas rodas dianteiras, enquanto o conjunto traseiro ainda utiliza o sistema de tambores.
O que é disco de freio? Qual a sua função?
O disco de freio é uma das peças que compõem o sistema de frenagem. Possui um formato circular e achatado, sendo responsável por promover a desaceleração ou a parada total do veículo. Isso acontece quando o motorista aciona o pedal de freio, pressionando as pastilhas contra o disco.
O contato entre esses componentes gera a força necessária para reduzir a velocidade de uma forma mais eficaz e segura. A capacidade de frenagem e a absorção de calor de um disco são diretamente proporcionais ao seu tamanho. Quanto maior for sua superfície, mais eficiente ele será.
Sinais para ficar atento
Luz de freio acesa no painel
Os discos de freio possuem um sensor ligado diretamente ao painel. Quando o disco está com alto nível de desgaste, a extremidade desse sensor se rompe, fazendo com que a luz do painel fique acesa.
Dificuldade para frear o veículo
Caso a parada do veículo leve mais tempo para acontecer do que o habitual, fique atento! Isso pode ser um sinal claro de desgaste excessivo da peça.
Barulhos na roda
Ruídos anormais durante a frenagem podem ser fortes indicativos de desgaste ou sujeira entre os freios.
Com quanto tempo é recomendada a troca da peça?
É recomendável fazer uma avaliação do sistema de freio quando o carro atingir 40.000 km rodados. Porém, a revisão completa do carro também é indispensável para verificar outros componentes que poderiam afetar o desempenho dos discos.
O importante é garantir que tudo esteja em ordem para evitar acidentes e prejuízos financeiros. Por isso, jamais adie as manutenções do seu veículo e tenha o cuidado de escolher bons profissionais para avaliar cada sistema.
Galeria
Nenhum comentário foi encontrado. Seja o primeiro a comentar!